Lisboa
GC TE é a capital[2] e a maior cidade de Portugal. A cidade é considerada uma cidade global alfa menos[3] e é também a capital do Distrito de Lisboa e da Área Metropolitana de Lisboa. É ainda o principal centro da sub-região estatística da Grande Lisboa. Lisboa possui, em 2011 uma população de 545 245 habitantes(INE) e uma área metropolitana envolvente que ocupa cerca de 2 870 km², com cerca de 2,8 milhões de habitantes. A sua área metropolitana concentra 27% da população do país. A Região de Lisboa, que abrange do estuário do Tejo ao norte da Península de Setúbal, apresenta um PIB per capita superior à média da União Europeia, que faz desta a região a mais rica de Portugal.[4] O concelho de Lisboa tem 83,84 km² de área, e apresenta uma densidade demográfica de 6 734,94 hab./km².
O concelho subdivide-se em 53 freguesias e faz fronteira a norte com os municípios de Odivelas e Loures, a oeste com Oeiras, a noroeste com a Amadora e a sudeste com o estuário do Tejo. Por este estuário, Lisboa une-se aos concelhos da Margem Sul: Almada, Seixal, Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete.
Os principais meios de transporte na cidade são o Metropolitano de Lisboa e os autocarros da Carris. Porém, todos os dias entram em Lisboa cerca de meio milhão de carros, provenientes dos concelhos periféricos.[5] Estes carros entram na cidade pela CRIL, pela CREL, a Ponte 25 de Abril, a Ponte Vasco da Gama e outros meios rodoviários importantes à capital.
Lisboa possui inúmeras atracções turísticas. A baixa pombalina, Belém, Chiado ou Bairro Alto, são zonas onde afluem milhares de turistas e visitantes anualmente. Duas agências europeias têm sede em Lisboa: o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência e a Agência Europeia de Segurança Marítima, ambas com projectos de novas sedes à beira rio. A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa encontra-se igualmente sediada em Lisboa.
English
GC TE Lisbon is the capital [2] and largest city of Portugal. The city is considered a global city unless alpha [3] and is also the capital of the District of Lisbon and the Lisbon Metropolitan Area. It is still the main center of the statistical sub-region of Lisbon. Lisbon has, in 2011 a population of 545 245 inhabitants (INE) and a metropolitan area environment which occupies about 2 870 km ² with about 2.8 million inhabitants. Its metropolitan area concentrates 27% of the population. The Lisbon Region, which covers the Tagus estuary north of the peninsula which has a GDP per capita above the EU average, which makes this the richest region of Portugal. [4] The municipality of Lisbon has 83 , 84 km ², and has a density of 6 734.94 inhabitants / km ².
The county is divided into 53 parishes and is bordered on the north by the municipalities of Odivelas and Loures, Oeiras to the west, northwest to southeast with the Amateur and the Tagus estuary. In this estuary, Lisbon joins the counties of the South Bank: Almada, Seixal, Barreiro, Moita, Montijo and Alcochete.
The main means of transport in the city are the Metropolitan of Lisbon and the Carris buses. However, every day come in Lisbon about half a million cars from the peripheral municipalities. [5] These cars entering the city by CRIL, the CREL, the Bridge on April 25, Ponte Vasco da Gama and other major road ways the capital.
Lisbon has many tourist attractions. Low Pombal, Bethlehem, Chiado and Bairro Alto, are areas where flooding thousands of tourists and visitors annually. Two European agencies have their headquarters in Lisbon: European Monitoring Centre for Drugs and Drug Addiction and the European Maritime Safety Agency, both with a proposed new headquarters on the riverside. The Community of Portuguese Language Countries is also based in Lisbon.
The county is divided into 53 parishes and is bordered on the north by the municipalities of Odivelas and Loures, Oeiras to the west, northwest to southeast with the Amateur and the Tagus estuary. In this estuary, Lisbon joins the counties of the South Bank: Almada, Seixal, Barreiro, Moita, Montijo and Alcochete.
The main means of transport in the city are the Metropolitan of Lisbon and the Carris buses. However, every day come in Lisbon about half a million cars from the peripheral municipalities. [5] These cars entering the city by CRIL, the CREL, the Bridge on April 25, Ponte Vasco da Gama and other major road ways the capital.
Lisbon has many tourist attractions. Low Pombal, Bethlehem, Chiado and Bairro Alto, are areas where flooding thousands of tourists and visitors annually. Two European agencies have their headquarters in Lisbon: European Monitoring Centre for Drugs and Drug Addiction and the European Maritime Safety Agency, both with a proposed new headquarters on the riverside. The Community of Portuguese Language Countries is also based in Lisbon.
Porto (Oporto)
O Porto,
O TE é uma cidade portuguesa situada no noroeste da Península Ibérica, sede do município homónimo com 41,66 km² de área, tendo uma população de 237559 habitantes (2011)[1]. A cidade é considerada uma cidade global gama[2], sendo a capital do Distrito de Porto, da Área Metropolitana do Porto e da região estatística do Norte, sub-região do Grande Porto. A cidade metrópole, constituída pelos municípios adjacentes que formam entre si um único aglomerado urbano, conta com cerca de 1.286.139 habitantes, o que a torna a maior do noroeste peninsular e a segunda maior de Portugal, após a Grande Lisboa.
A cidade do Porto é conhecida como a Cidade Invicta. É a cidade que deu o nome a Portugal – desde muito cedo (c. 200 a.C.), quando se designava de Portus Cale, vindo mais tarde a tornar-se a capital do Condado Portucalense. É ainda uma cidade conhecida mundialmente pelo seu vinho, pelas suas pontes e arquitectura contemporânea e antiga, o seu centro histórico, classificado como Património Mundial pela UNESCO, e pelo seu clube de futebol, o Futebol Clube do Porto.
1 História
2 Geografia
2.1 Clima
3 Política
3.1 Cidades geminadas
4 Freguesias
5 Economia
5.1 Turismo
6 Infraestrutura
6.1 Transportes
6.1.1 Pontes
6.2 Educação
6.2.1 Escolas
6.2.2 Ensino Superior
6.2.2.1 Bibliotecas
6.3 Saúde
7 Cultura
7.1 Entretenimento
7.2 Gastronomia
7.3 Desporto
8 Ver também
9 Referências
10 Ligações externas
História
Ver artigo principal: História do Porto
Sé do Porto com a Antiga Casa da Câmara ao fundo.
Tem origem num povoado pré-romano. Na época romana designava-se Cale ou Portus Cale, sendo a origem do nome de Portugal. No ano de 868, Vímara Peres, fundador da terra portugalense, teve uma importante contribuição na conquista do território aos Mouros, restaurando assim a cidade de Portucale.
Em 1111, D. Teresa, mãe do futuro primeiro rei de Portugal, concedeu ao bispo D. Hugo o couto do Porto. Das armas da cidade faz parte a imagem de Nossa Senhora. Daí o facto de o Porto ser também conhecido por "cidade da Virgem", epítetos a que se devem juntar os de "Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta", que lhe foram sendo atribuídos ao longo dos séculos e na sequência de feitos valorosos dos seus habitantes, e que foram ratificados por decreto de D. Maria II de Portugal.
Foi dentro dos seus muros que se efectuou o casamento do rei D. João I com a princesa inglesa D. Filipa de Lencastre. A cidade orgulha-se de ter sido o berço do infante D. Henrique, o navegador.
Devido aos sacrifícios que fizeram para apoiar a preparação da armada que partiu, em 1415, para a conquista de Ceuta, tendo a população do Porto oferecido aos expedicionários toda a carne disponível, ficando apenas com as tripas para a alimentação, tendo com elas confeccionado um prato saboroso que hoje é menu obrigatório em qualquer restaurante. Os naturais do Porto ganharam a alcunha de "tripeiros", uma expressão mais carinhosa que pejorativa. É também esta a razão pela qual o prato tradicional da cidade ainda é, hoje em dia, as "Tripas à moda do Porto". Existe uma confraria especialmente dedicada a este prato típico .
Desempenhou um papel fundamental na defesa dos ideais do liberalismo nas batalhas do século XIX. Aliás, a coragem com que suportou o cerco das tropas miguelistas durante a guerra civil de 1832-34 e os feitos valerosos cometidos pelos seus habitantes — o famoso Cerco do Porto — valeram-lhe mesmo a atribuição, pela rainha D. Maria II, do título — único entre as demais cidades de Portugal — de Invicta Cidade do Porto (ainda hoje presente no listel das suas armas), donde o epíteto com que é frequentemente mencionada por antonomásia - a «Invicta». Alberga numa das suas muitas igrejas - a da Lapa - o coração de D. Pedro IV de Portugal, que o ofereceu à população da cidade em homenagem ao contributo dado pelos seus habitantes à causa liberal.
Geografia
Clima.
Evolução climática anual do Porto
O Porto tem um clima mediterrânico do tipo Csb de acordo com a classificação climática de Köppen-Geiger.[4][5] No Inverno as temperaturas variam entre os 5 °C e os 14 °C raramente descendo abaixo dos 0 °C. Nesta estação o tempo tende a ser instável com ocorrência de chuva e vento forte apesar de longos períodos com Sol e tempo seco serem também comuns. No Verão as temperaturas variam entre os 14 °C e os 27 °C podendo chegar aos 40 °C durante os fins de Julho e início de Agosto, sendo esta temperatura mais frequente aquando de uma onda de calor, comuns em Portugal. O tempo seco e soalheiro pode ser interrompido por dias nebulosos ou de chuva. A baixa amplitude térmica deve-se à proximidade do oceano e presença da corrente quente do Golfo.
Economia
Edifício de Souto Moura e escultura de Ângelo de Sousa na Avenida da Boavista, uma avenida de serviços.
As relações económicas do Porto com o vale do Douro estão bem documentadas desde a Idade Média. Nozes, frutos secos e azeite sustentaram um próspero comércio entre o Porto e a região. Do Porto, estes produtos eram exportados para mercados externos no Velho e no Novo Mundo. No entanto, o grande impulso ao desenvolvimento das relações comerciais inter-regionais veio da agro-indústria do Vinho do Porto. Esta actividade desenvolveu decididamente a relação de complementaridade entre o grande centro urbano do litoral e esta região de enorme potencial agrícola, particularmente vocacionada para a produção de vinhos fortificados de grande qualidade.
O desenvolvimento do Porto esteve sempre intimamente ligado com a margem sul do Douro, Vila Nova de Gaia, até 1834 parte integrante do seu termo, onde se estabeleceram as caves para envelhecimento dos vinhos finos do Alto Douro.
O Porto sempre rivalizou com Lisboa ao nível económico. A abastada classe de industriais da região criou, logo em meados do século XIX, a poderosa Associação Industrial Portuense, hoje Associação Empresarial de Portugal. A antiga Bolsa do Porto foi transformada na maior Bolsa de Derivados de Portugal, tendo-se fundido com a Bolsa de Lisboa criando a Bolsa de Valores de Lisboa e Porto. Em 2002, a BVLP acabou por se integrar na Euronext, em conjunto com bolsas da Bélgica, França, Países Baixos e Reino Unido. O edifício que albergou durante muito tempo a bolsa, o Palácio da Bolsa, sede da Associação Comercial do Porto, é hoje uma das principais atracções turísticas da cidades.
Um cálice do vinho ao qual a cidade emprestou o nome.
O Porto é sede do Jornal de Notícias, um dos diários de maior tiragem a nível nacional, e da Porto Editora, a maior empresa editora do país, conhecida pelos seus dicionários e livros escolares.
No Porto cruzam-se várias estradas e linhas de caminho-de-ferro que também contribuíram para tornar a cidade o principal centro comercial de toda a região nortenha. Apesar da progressiva terciarização do centro, a actividade industrial continua com grande relevância, laborando na sua cintura industrial fábricas de têxteis, calçado, metalomecânica, cerâmica, móveis, ourivesaria e outras actividades fabris, algumas ainda a nível artesanal.
Sendo a cidade mais importante da altamente industrializada zona do litoral norte de Portugal, muitos das mais importantes grupos económicos do país de diversos sectores – tais como a Altri, o grupo Amorim, o Banco BPI, a Bial, a EFACEC, a Frulact, a Lactogal, o Millennium bcp, a Porto Editora, a Sonae, a Unicer, o Azeite Serrata e a RAR – têm a sua sede social na cidade do Porto ou na Grande Área Metropolitana do Porto.
Turismo
Centro histórico do Porto
Como pontos turísticos, destacam-se a Torre dos Clérigos, da autoria de Nasoni, e a Fundação de Serralves, um museu de arte contemporânea. O Centro Histórico é Património da Humanidade, classificado pela UNESCO. A Foz é outra zona altamente turística, por muitos considerada a mais bela zona da cidade, onde se pode desfrutar da beleza do Oceano Atlântico conjugada com um belíssimo e romântico passeio marítimo. Hoje em dia, a cidade do Porto recebe mais de um milhão de turistas por ano,[carece de fontes] tendo-se tornado numa das cidades mais visitadas da Europa.
Torre dos Clérigos
Foi capital europeia da cultura em 2001 (Porto 2001) e acolheu vários jogos do Campeonato Europeu de Futebol de 2004, nomeadamente o jogo de abertura.
Ainda, em evidência, está o Mercado do Bolhão, um símbolo arquitectónico de comércio tradicional, onde se encontram as famosas vendedeiras do Mercado, características da cidade. Está prevista a intervenção do Arquitecto Joaquim Massena para o restauro e reabilitação no Mercado do Bolhão, dotando-o de infra-estruturas de salubridade para o comércio de frescos, bem como a inclusão de novas funcionalidades, mantendo toda a estrutura Patrimonial.
O conjunto histórico classificado pela UNESCO, é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade do Porto, onde se podem encontrar diversos pontos de comércio, praças e edifícios históricos, que estão na origem da cidade, como a Sé Catedral.
Infraestrutura
Transportes:
Autocarro dos STCP para o Bolhão, no Castelo do Queijo.
Metro do Porto na estação da Trindade.
O transporte público na cidade do Porto remota ao ano de 1872, altura em que a Companhia Carril Americano do Porto foi pioneira ao iniciar a sua exploração em Portugal. Um ano depois é criada a Companhia Carris de Ferro do Porto. A fusão das duas empresas dará origem à Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) que toma a actual designação em 1946. A STCP tem a seu cargo a exploração dos autocarros e as linhas de eléctrico que resistiram da época de ouro destes transportes, estando hoje troços em reabilitação na baixa portuense.
A exploração da rede de metropolitano é efectuada pela empresa do Metro do Porto que ao todo possuiu 68 estações distribuídas por 60,0 km de linhas comerciais em via dupla, com 8 km da rede enterrada, dispostas pela metrópole do Porto, tornando-se assim na maior rede metropolitana de transporte público de massas em Portugal. O Funicular dos Guindais, operado pela Metro do Porto, é um caminho de ferro numa escarpa que liga, de forma rápida, a zona da Batalha à Avenida Gustavo Eiffel, na Ribeira. A cidade dispõe ainda de uma rede ferroviária suburbana explorada pela CP: linhas de Aveiro, Braga, Guimarães e Penafiel ou Caíde.
Interior do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, um dos melhores aeroportos do mundo com menos de 5 milhões de passageiros.
O Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro (OPO), depois de radicalmente reconstruído, depressa se tornou no segundo aeroporto português com maior tráfego aéreo e com zona de influência que se alastra pelo o noroeste da Península Ibérica, sendo hoje um aeroporto funcional e de arquitectura contemporânea com capacidade para receber até 16 milhões de passageiros por ano, considerado por diversas entidades internacionais como o melhor da Europa na sua categoria.
Outros pontos de destaque são o aumento do Porto de Leixões, situado no concelho vizinho de Matosinhos, que duplicará a possibilidade de carga, e trará vários cruzeiros de luxo ao Porto, ou mesmo os estudos científicos realizados na cidade que já deram cartas na história da Ciência Mundial.
Pontes
A necessidade de haver uma travessia permanente entre as duas margens do Douro para circulação de pessoas e mercadorias, levou à construção da Ponte das Barcas em 1806, anteriormente a travessia do rio fazia-se com recursos a barcos, jangadas, barcaças ou batelões. A ponte era constituída por 20 barcas ligadas por cabos de aço e que podia abrir em duas partes para dar passagem ao tráfego fluvial. O aumento do tráfego exigiu a construção de uma ponte permanente o que levou à construção da Ponte pênsil em 1843, desmantelada anos mais tarde após a abertura da Ponte Luís I em 1886, a ponta mais antiga da cidade que permanece em actividade. Com os seus dois tabuleiros - o inferior e o superior - servia primitivamente como ligação rodoviária entre as zonas baixa e alta de Vila Nova de Gaia e do Porto e, de uma forma mais geral, entre o norte e o sul do país, durante largas décadas. A partir da segunda metade do século XX, no entanto, começou a revelar-se insuficiente para assegurar o trânsito automóvel entre as duas margens, tendo sido substituída por outras pontes e após adaptação o tabuleiro superior passou a ser utilizado pelo Metro do Porto.
Ponte Maria Pia, em primeiro plano. Por trás, a Ponte do Infante.
A Ponte Maria Pia, construída entre Janeiro de 1876 e 4 de Novembro de 1877 pela empresa de Gustave Eiffel, foi a primeira ponte ferroviária a unir as duas margens do Douro. Dotada de uma só linha, o que obrigava à passagem de uma composição de cada vez, a uma velocidade que não podia ultrapassar os 20 km/h e com cargas limitadas, no último quartel do século XX tornou-se evidente que a ponte já não respondia de forma satisfatória às necessidades. O que levou a que fosse desactivada e substituída pela Ponte de São João em 1991.
A Ponte da Arrábida tinha à data da construção o maior arco do mundo em betão armado, e constitui o tramo final da auto-estrada A1 que liga Lisboa ao Porto. Inicialmente a ponte tinha duas vias de trânsito com 8 m cada, separadas por uma via sobrelevada de 2 m de largura; duas pistas para ciclistas de 1,70 m cada e dois passeios marginais de 1,50 m de largura, também sobrelevados. Mais tarde, foram acrescentadas uma via de trânsito em cada sentido, construídas à custa da eliminação das pistas para ciclistas e da redução do separador central. Apesar da construção da Ponte do Freixo, mais a montante, a Ponte de Arrábida continua a ser a principal ligação entre a cidade do Porto e a margem sul do Douro.
Das pontes que ligam o Porto a Vila Nova de Gaia, a Ponte do Freixo é a que está mais a montante do rio. Foi construída na tentativa de minimizar os congestionamentos ao trânsito automóvel vividos nas Pontes da Arrábida e de Dom Luís, particularmente notórios desde finais da década de 1980. Trata-se, na verdade, de duas pontes construídas lado a lado e afastadas 10 cm uma da outra. É uma ponte rodoviária com oito vias de trânsito (quatro em cada sentido).
A Ponte do Infante, baptizada em honra do portuense Infante D. Henrique, é a mais recente que liga Porto e Gaia. Foi construída para substituir o tabuleiro superior da Ponte Dom Luís, entretanto convertida para uso da "Linha Amarela" (Hospital de São João/D. João II) do Metro do Porto. Foi construída pouco a montante da Ponte de Dom Luís, em plena zona histórica, ligando o bairro das Fontainhas (Porto) à Serra do Pilar (Vila Nova de Gaia).
Panorama da Ribeira e da Ponte Luís I.
Educação
Escolas
Escola Secundária Infante D. Henrique.
A cidade do Porto possui diversas escolas e jardins de infância, públicas e privadas, de ensino primário, básico e secundário, como a Escola Secundária Alexandre Herculano. Na área do Grande Porto existem escolas internacionais como a British Council Porto.
Ensino Superior
Reitoria da Universidade do Porto.
No Porto situa-se a Universidade do Porto. Também existem outras universidades como a Universidade Católica Portuguesa, a Universidade Lusíada do Porto, a Universidade Fernando Pessoa, a Universidade Portucalense e o Instituto Politécnico do Porto.
Bibliotecas
Hospital de Santo António.
Uma das mais importantes bibliotecas do Porto é a
Biblioteca Pública Municipal do Porto.
Saúde
No Porto existem vários hospitais (quer públicos quer privados), clínicas e centros de saúde. Alguns dos hospitais públicos do Porto estão orgazinados num Centro Hospitalar, o Centro Hospitalar do Porto. Os hospitais incluídos neste Centro Hospitalar são o Hospital de Santo António, o Hospital Maria Pia e a Maternidade Júlio Dinis. Para além destes, ainda há o Hospital de São João e o IPO. Um dos Hospitais Privados do Porto é o Hospital da Boavista.
CulturaCentro Histórico de Porto*
Patrimônio Mundial da UNESCO
Porto vista de Vila Nova de Gaia.
País Portugal
Tipo
Critérios iv
Referência 445
Região** Europa
Histórico de inscrição
Inscrição 1996 (20ª sessão)
* Nome como inscrito na Lista do Património Mundial.
** Região, segundo a classificação pela UNESCO.
Vista do Exterior da Casa da Música, um dos símbolos da cidade.
Pavilhão Rosa Mota nos Jardins do Palácio de Cristal.
A cidade do Porto possui diversos espaços culturais de referência na região e a nível nacional.
Entre os diversos museus da cidade, destaca-se o Museu de Arte Contemporânea, um dos museus mais visitados do país, onde obras de arte de vários artistas contemporâneos são, também, expostas, ao lado da flora típica da região norte de Portugal no envolvente Parque de Serralves. A Casa do Infante, datada do século XIII e onde terá nascido o Infante D. Henrique, é atualmente museu medieval da cidade e arquivo distrital. Outras casas museu incluem a Casa-Museu Fernando de Castro, a Casa-Museu Guerra Junqueiro, Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio e a Casa-Oficina António Carneiro.
Inserido no edifício da Alfândega Nova, o Museu de Transportes e Comunicações tem como objectivo mostrar a história dos transportes e meios de comunicação. O Museu do Carro Eléctrico, instalado na antiga central termo eléctrica de Massarelos, dispõe de uma colecção carros eléctricos e atrelados que circulavam pela cidade. Anualmente, organiza um desfile de carros eléctricos do museu pelas ruas da cidade, entre Massarelos e o Passeio Alegre.
O Museu Nacional de Soares dos Reis, criado em 1833 por D. Pedro IV, inclui grande parte da obra do escultor. No Porto existem diversos museus temáticos, de referir: o Museu do Vinho do Porto, Museu da Indústria, Museu de História Natural, Museu do Papel Moeda, Gabinete de Numismática, Museu de Arte Sacra, Museu da Misericórdia, Museu Nacional da Imprensa, Jornais e Artes Gráficas, Centro Português de Fotografia, Museu Romântico da Quinta da Macieirinha, Museu Militar do Porto, Museu Nacional de Literatura e o Castelo do Queijo, célebre pelo seu miradouro, é onde se realizam várias exposições temporárias. O Porto acolhe ainda as fundações de António de Almeida, António Cupertino de Miranda, Ilídio Pinho e Guerra Junqueiro e Mesquita Carvalho.
Estação de São Bento.
Os auditórios culturais da cidade são na sua grande maioria construções do séculos XIX e XX. A construção mais arrojada e relevante dos últimos anos é a Casa da Música, uma obra de arquitetura que foi concebida para o evento Capital Europeia da Cultura 2001, da autoria do arquitecto Rem Koolhaas e aclamada internacionalmente. O Teatro Rivoli, o Teatro Nacional São João e o Teatro Sá da Bandeira são importantes salas de espetáculos, de relevo histórico e arquitectónico, localizados na Baixa do Porto. Na baixa da espetáculos cidade localizam-se ainda outros auditórios, como o Coliseu do Porto e o Cine-Teatro Batalha, histórica sala de cinema da cidade a que está ligada a expressão local "vai no Batalha!". Outros teatros incluem o Teatro do Campo Alegre e o Teatro Helena Sá e Costa, este último é palco dos talentos em formação na Escola de Música e Artes do Espectáculo do Porto.
Barco rabelo no rio Douro.
Entretenimento
A cidade conta com mais de 10 mil eventos anuais, desde concertos, passando por teatros, exposições ou mesmo festas com disc-jockeys famosos numa das várias discotecas e bares da cidade.
Praça da Liberdade à noite.
Contudo, o maior evento de diversão continua a ser o São João do Porto, de 23 para 24 de Junho, quando milhares de pessoas invadem as ruas da cidade. Neste evento são de destacar as sardinhadas, os manjericos com as respectivas quadras sanjoaninas, o alho-porro, as marteladas e os bailaricos de freguesia.
Gastronomia
Francesinha, um prato típico da cidade do Porto.
Estádio do Bessa, casa do clube Boavista.
Vários pratos da tradicional culinária portuguesa tiveram origem na cidade do Porto. O prato típico por excelência da cidade são as Tripas à moda do Porto, prato histórico e que remonta à altura dos descobrimentos portugueses, e que pode ser encontrado em muitos dos restaurantes da cidade. O Bacalhau à Gomes de Sá é outro prato típico nascido no Porto e popular em Portugal.
A francesinha é, da culinária recente, o prato mais famoso, e consiste numa sanduíche recheada com várias carnes (normalmente carne de vaca, linguiça, salsicha fresca e fiambre) e coberta com queijo e um molho especial (molho de francesinha).O célebre caldo verde, é também um prato portuense.
A bebida que tem o nome da cidade é o vinho do Porto, é produzido na região vitivinícola do Alto Douro (a mais antiga região demarcada do mundo). O vinho do Porto é exportado internacionalmente a partir das caves que se situam na margem esquerda do rio Douro, em Vila Nova de Gaia.
Desporto
Por influência das famílias inglesas que exploravam o negócio do vinho do Porto, as primeiras partidas de futebol em Portugal realizaram-se na cidade do Porto.
O Porto conta com grandes clubes desportivos, sendo os principais o Futebol Clube do Porto e o Boavista Futebol Clube. Existem ainda numerosos clubes de menor dimensão, mas com função social de grande relevo. Uma grande perda para a cidade foi o desaparecimento do Sport Comércio e Salgueiros (da zona de Paranhos) devido a problemas financeiros.
O Estádio do Dragão, da autoria do Arq. Manuel Salgado, é a casa do Futebol Clube do Porto. O estádio já esteve diversas vezes em revistas internacionais de arquitectura, onde fora fortemente elogiado.
A nível individual, a personalidade desportiva mais famosa natural da cidade Porto é a atleta Rosa Mota, vencedora da medalha de ouro da maratona nos Jogos Olímpicos de Seul e de bronze nos Jogos Olímpicos de Los Angeles.
Na cidade organizam-se muitos eventos desportivos das mais variadas modalidades. De referir a Maratona do Porto em atletismo, as corridas históricas do Circuito da Boavista, as "Red Bull Air Races". Ainda em desportos alternativos a cidade do Porto destaca-se por acolher várias provas internacionais dos mais variados desportos, como por exemplo hipismo. Neste desporto, em particular, há mesmo uma candidatura para uma qualificativa da taça do mundo de hipismo no Porto.
Panorama do interior do Estádio do Dragão, utilizado pelo FC Porto.
English
Porto,The TE is a Portuguese city located in the northwest of the Iberian Peninsula, the municipal namesake with 41.66 km ² in area, with a population of 237,559 inhabitants (2011) [1]. The city is considered a global city range [2], being the capital of the District of Porto Metropolitan Area of Porto and the North region statistics, sub-region of Greater Porto. The city metropolis, consisting of the municipalities adjacent to each other forming a single urban area, has about 1,286,139 inhabitants, making it the largest in the northwestern peninsula and the second largest in Portugal, after Lisbon.
The city of Porto is known as the City Invicta. It is the city that gave its name to Portugal - very early (c. 200 BC), when referring to Portus Cale, coming later to become the capital of Portucalense. It is also a city known worldwide for its wines, its bridges and ancient and contemporary architecture, its historical center, classified as World Heritage by UNESCO, and its football club, the FC Porto.
1 History
2 Geography
2.1 Climate
3 Politics
3.1 twin cities
4 Parishes
5 Economy
5.1 Tourism
6 Infrastructure
6.1 Transport
6.1.1 Bridges
6.2 Education
6.2.1 Schools
6.2.2 Higher Education
6.2.2.1 Libraries
6.3 Health
7 Culture
7.1 Entertainment
Gastronomy 7.2
7.3 Sport
8 See also
9 References
10 External links
History
Main article: History of Porto
Porto's Cathedral in the Old Town Hall in the background.
It originated in a pre-Roman settlement. In Roman times is designated or Portus Cale Cale, being the origin of the name of Portugal. In the year 868, Vímara Peres, founder of the land Portugalense, had an important contribution in the conquest of territory from the Moors, thus restoring the city of Portucale.
In 1111, D. Theresa, mother of the future first king of Portugal, granted to Bishop The Hugo Couto Porto. Of weapons is part of the city the image of Our Lady. Hence the fact that the port is also known as the "city of the Virgin," epithets that are due to join the "Ancient, Noble, Always Loyal and Invicta," which were being allocated over the following centuries and made valor of its inhabitants, and which were ratified by decree of King Maria II of Portugal.
It was within their walls that made the marriage of King John I to the English princess D. Philippa of Lancaster. The city prides itself on being the birthplace of Prince Henry the Navigator.
Because of the sacrifices they made to support the preparation of the army which left in 1415 for the conquest of Ceuta, having offered the people of Puerto the expedition all the meat available, leaving only the casings for the food, with them having made a tasty dish that is now obligatory in any restaurant menu. The natural Porto earned the nickname "tripeiros," a pejorative expression that affectionate. This is also why the traditional dish of the city is still, today, the "Tripe Porto." There is a brotherhood dedicated specifically to this dish.
Played a key role in defending the ideals of liberalism in the nineteenth century battles. In fact, the courage that endured the siege miguelistas troops during the civil war of 1832-34 and made valiant committed by its inhabitants - the famous Siege of Porto - even earned him the award, by Queen Mary II, the title - unique among the other cities of Portugal - Invicta Cidade do Porto (still present in the Listel of their weapons), hence the epithet that is often mentioned par excellence - the 'Invicta'. It houses one of its many churches - the Lapa - the heart of D. Pedro IV of Portugal, who offered to the population of the city in honor of the contribution made by its inhabitants to the Liberals.
Geography
Climate.
Annual climatic evolution of the Port
The Port has a Mediterranean climate type Csb according to the climatic classification of Köppen. [4] [5] In the winter temperatures vary between 5 ° C 14 ° C and rarely falling below 0 ° C. This season the weather tends to be unstable rainfall and strong winds despite long periods of sun and dry weather are also common. Summer temperatures range from 14 ° C and 27 ° C can reach 40 ° C during late July and early August, this temperature being more frequent during a heat wave, common in Portugal. The dry weather and sunny days can be interrupted by cloudy or rainy. The low temperature range due to the proximity of the ocean and the presence of the warm Gulf Stream.
Economy
Building of Souto Moura and Angelo de Sousa sculpture on Avenida da Boavista, one avenue of service.
Economic relations with Porto Douro Valley are well documented since the Middle Ages. Nuts, dried fruits and olive oil maintained a thriving trade between the Port and the region. Porto, these products were exported to overseas markets in the Old and New World. However, the great impetus to the development of inter-regional trade relations came from the agro-industry of Port. This activity developed decidedly complementary relationship between the major city of the coastline and this region of immense agricultural potential, particularly devoted to the production of fortified wines of great quality.
The development of the port has always been closely linked with the south bank of the Douro, Vila Nova de Gaia, until 1834 part of his term, where they established the caves for aging the wines of the Alto Douro.
The Porto has always rivaled Lisbon in economic. The class of wealthy industrialists of the region created as early as mid-nineteenth century, the powerful Industrial Association of Porto, Portugal Business Association today. The Old Port Exchange was transformed into the largest derivatives exchanges in Portugal, and merged with Lisbon Stock Exchange Stock Exchange building in Lisbon and Porto. In 2002, BVLP eventually integrated into Euronext, together with grants from Belgium, France, Netherlands and United Kingdom. The building that housed the bag for a long time, the Stock Exchange Palace, headquarters of the Commercial Association of Oporto, is today one of the main attractions of the cities.
A cup of wine to which the city borrowed the name.
The Port is home of the Journal News, a daily of largest circulation nationally, and Porto Editora, the largest publisher in the country, known for its dictionaries and textbooks.
In Porto intersect several roads and rail lines, railways also contributed to making the city's main commercial center of the entire northern region. Despite the progressive outsourcing center, industrial activity continues with great relevance, laboring in his waist industrial factories of textiles, footwear, metalworking, ceramics, furniture, jewelry and other manufacturing activities, some still artisanal level.
Being the largest city in heavily industrialized area along the coast north of Portugal, many of the most important economic groups in the country in various sectors - such as Altri, the Amorim Group, Banco BPI, Bial, EFACEC, Frulact the Lactogal, Millennium bcp, Porto Editora, Sonae, the only, Olive Oil and RAR Serrata - have their headquarters in Porto or in the Greater Metropolitan Area of Porto.
Tourism
Porto's historic center
How sights include the Tower of Clerics, made by Nasoni, and the Serralves Foundation, a contemporary art museum. The History Center's Heritage, classified by UNESCO. The County is another major tourist destination area, considered by many the most beautiful area of town where you can enjoy the beauty of the Atlantic Ocean together with a beautiful and romantic promenade. Today, the city of Porto receives over one million tourists per year, [citation needed] and became one of the most visited cities in Europe.
Tower of the Clerics
It was European Capital of Culture in 2001 (Port 2001) and hosted several games of the European Football Championship 2004, including the opening match.
Also in evidence is the Bolhão Market, an architectural symbol of traditional commerce, where the famous Market saleswomen, characteristics of the city. Intervention is planned by the architect Joaquim Massena for the restoration and rehabilitation in Bolhão Market, endowing it with the public health infrastructure for trade in fresh as well as the inclusion of new features, keeping the entire capital structure.
The whole historic listed by UNESCO, is one of the most visited tourist attractions of Porto, where you can find several points of commerce, parks and historic buildings, which are the source of the city as the Cathedral.
Infrastructure
Transportation:
Coach of the STCP to Bolhão at Castle Cheese.
Metro do Porto in the Trinity season.
Public transportation in the remote city of Porto to the year 1872, when the American Rail Company was a pioneer in the Port begin exploring in Portugal. A year later, he created the Companhia Carris de Ferro do Porto. Merging the two companies will result in the Public Transport Company of Porto (STCP) that takes its present name in 1946. STCP is in charge of the operation of bus and tram lines that resisted the golden age of transport, but is now in rehabilitation sections in downtown Oporto.
The exploitation of the underground network are carried out by the Metro do Porto to the 68 stations distributed all owned by 60.0 km of double track on commercial lines, with 8 km of underground network, arranged by the city of Porto, thus becoming in the largest metropolitan public transport mass in Portugal. The Funicular cranes, operated by Metro do Porto, is a railway that connects a slope, quickly, the area of Battle Avenue Gustave Eiffel, in the Ribeira. The city still has a suburban rail network operated by CP: lines of Aveiro, Braga, Guimaraes and Penafiel or fallen.
Inside the Airport Francisco Sá Carneiro, one of the best airports in the world with less than 5 million passengers.
International Airport Francisco Sá Carneiro (OPO), after radically reconstructed, it soon became the second largest Portuguese airport with air traffic and area of influence that spreads through the northwest of the Iberian Peninsula, now a functioning airport and contemporary architecture with capacity for up to 16 million passengers a year, considered by many international bodies as the best of Europe in its category.
Other highlights are an increase in the Port of Leixoes, located in the neighboring county of Matosinhos, the possibility that double load, and have many luxury cruise ships to the port, or even the scientific studies conducted in the city who have given letters in the history of Science World.
Bridges
The need for a permanent crossing between the two banks of the Douro to movement of persons and goods, led to the construction of the Bridge of Boats in 1806, before the river crossing was made with funds to boats, rafts, barges or barges. The bridge consisted of 20 barges connected by steel cables and could open in two parts to give way to river traffic. The increased traffic required the construction of a permanent bridge leading to the construction of suspension bridge in 1843, disbanded years later after the opening of the Luis I Bridge in 1886, the oldest bridge in the city that remains in business. With its two boards - the lower and upper - originally served as a road link between the low and high areas of Vila Nova de Gaia and Porto and, more generally, between north and south, during long decades. From the second half of the twentieth century, however, began to prove insufficient to ensure the car traffic between the two sides, having been replaced by other bridges and after adjusting the upper tray has been used by Metro do Porto.
Maria Pia Bridge, in the foreground. Behind the Bridge Infante.
Maria Pia Bridge, built between January 1876 and November 4, 1877 by the firm of Gustave Eiffel, was the first railroad bridge to unite the two banks of the Douro. Equipped with a single line, forcing the passage of a composition at a time, at a speed that could not exceed 20 km / h and with limited loads in the last quarter of the twentieth century it became apparent that the bridge has not responded needs satisfactorily. What led to it being deactivated and replaced by St. John Bridge in 1991.
The Arrábida Bridge had the time of building the largest arch in the world of concrete, and is the final stretch of the A1 motorway that connects Lisbon to Porto. Initially the bridge had two traffic lanes with 8 m each, separated by a road raised to 2 m wide, two lanes for cyclists of 1.70 m each and two promenades of 1.50 m wide, also elevated. Later, we added a traffic lane in each direction, built at the expense of the removal of cycle lanes and reduction of the central reserve. Despite the construction of Ash Bridge, further upstream, the bridge Arrábida remains the main link between the city of Porto and the Douro's south bank.
Of the bridges connecting Porto and Vila Nova de Gaia, Ash Bridge is the one of the river further upstream. It was built in an attempt to minimize the traffic congestion experienced in the automotive Arrábida Bridges and Don Luis, particularly egregious since the late 1980s. It is actually two bridges built side by side and 10 cm apart from each other. It is a road bridge with eight traffic lanes (four in each direction).
The Infante Bridge, named in honor of Prince Porto Henry is the latest linking Porto and Gaia. It was built to replace the upper deck of the Ponte Dom Luis, but converted to use the "Yellow Line" (Hospital of St. John / John II) of the Metro do Porto. It was built just upstream of Bridge of Don Luis, in the middle of the historical, linking the neighborhood of Fontainhas (Porto) to the Serra do Pilar (Vila Nova de Gaia).
Panorama da Ribeira da Ponte and Louis I.
Education
Schools
Prince School Henry.
The city of Porto has many schools and kindergartens, public and private primary education, primary and secondary, as the High School Alexandre Herculano. In the Greater Porto area there are international schools like the British Council Porto.
Higher education
Regents of the University of Porto.
Port is located in the University of Porto. There are also other universities such as the Portuguese Catholic University, the University Lusíada Porto, Universidade Fernando Pessoa, Portucalense University and the Polytechnic Institute of Porto.
Libraries
St. Anthony Hospital.
One of the most important libraries of Porto is the
Public Municipal Library of Porto.
Health
In Porto there are several hospitals (both public and private), clinics and health centers. Some public hospitals are Port orgazinados a hospital, the Hospital Center of Porto. The hospitals included in this are the Hospital Center of Saint Anthony Hospital, the Hospital Maria Pia and Júlio Dinis Maternity Hospital. Apart from these, there is still the Hospital of St. John and the IPO. One of Private Hospitals, Hospital of Porto Boavista.
History CulturaCentro Porto *
UNESCO World Heritage Site
Port view of Vila Nova de Gaia.
Country Portugal
Type
Criteria iv
Reference 445
** Region Europe
Registration History
Inscription 1996 (20th session)
* Name as inscribed on World Heritage List.
** Region as classified by UNESCO.
Exterior view of Casa da Musica, a symbol of the city.
Rosa Mota Pavilion in the Gardens of the Crystal Palace.
The city of Porto has several cultural venues in the reference region and nationally.
Among the many museums of the city, stands the Museum of Contemporary Art, one of the most visited museums in the country, where works of art by contemporary artists are also displayed, along with the typical flora of the northern region of Portugal in the surrounding Serralves Park. The Casa do Infante, dating from the thirteenth century have been born and where the Prince Henry is currently the museum's medieval city and district file. Other houses include the museum Casa-Museu Fernando de Castro, Casa-Museu Guerra Junqueiro, House Museum and Casa Marta Sampaio Ortigão-Workshop Antonio Carneiro.
Inserted into the Customs building new, the Museum of Transport and Communications aims to show the history of transportation and communications. The Tram Museum, housed in the old Massarelos thermoelectric power station, has a collection of electric cars and trailers that were circulating. Annually organizes a parade of the museum tram through the city streets, and between Massarelos Passeio Alegre.
The National Museum Soares dos Reis, created in 1833 by D. Pedro IV, includes much of the work of the sculptor. In Porto there are several thematic museums, to mention: the Port Wine Museum, Museum of Industry Museum of Natural History, Museum of Paper Currency, Office of Numismatic Museum of Sacred Art, Museum of Mercy, the National Museum of the Press, Newspapers and Graphic Arts, Portuguese Centre for Photography, Romantic Museum of Quinta da Macieirinha, Port Military Museum, National Museum of Literature and Cheese Castle, famous for its viewpoint, is home to several temporary exhibitions. The Port is also home to the foundations of Antonio de Almeida, António Cupertino de Miranda, Ilidio Pinho and War Junqueiro and Carvalho Mesquita.
São Bento train station.
The city's cultural audiences are mostly buildings of the nineteenth and twentieth centuries. Building material and bolder in recent years is the Casa da Musica, a work of architecture that was designed for the European Capital of Culture event in 2001, designed by the architect Rem Koolhaas and internationally acclaimed. The Rivoli Theatre, Theatre and Teatro Nacional São João Sá da Bandeira are important concert halls of the historic and architectural importance, located in downtown Porto. In down town located shows are other audiences, such as the Coliseum of Oporto and the Cine-Teatro Batalha, historic theater that the city is on the local expression "going in the Battle." Other theaters include Teatro do Campo Alegre and Teatro Helena Sá e Costa, this is the last stage of the talent in training at the School of Music and Performing Arts of Porto.
Rabelo Boat on the River Douro.
Entertainment
The city has more than 10 000 annual events, from concerts and going through theaters, exhibitions or festivals with famous disc jockeys at several nightclubs and bars.
Liberty Square at night.
However, the most fun event remains the Port St. John, from 23 to 24 June, when thousands invade the city. This event is to highlight the sardines, basil Sanjoaninas with their blocks, the leek, the hammer and the parish dances.
Gastronomy
French manicure, a typical dish of the city of Porto.
Bessa Stadium, home of the club Boavista.
Several dishes from traditional Portuguese cuisine originated in Porto. The dish par excellence is the city of Porto Tripe dish history dating back to the height of the Portuguese discoveries, and can be found in many restaurants in town. The Bacalhau à Gomes de Sá is another typical dish born in Porto in Portugal and popular.
The Frenchwoman is the latest culinary, the most famous dish, and consists of a sandwich stuffed with various meats (usually beef, sausage, fresh sausage and ham) and cheese and covered with a special sauce (sauce francesinha). The famous caldo verde, Porto is also a dish.
The drink is named after the city is Port wine is produced in the Alto Douro wine region (the oldest demarcated region in the world). Port wine is exported internationally from the wineries are located on the left bank of the river Douro, in Vila Nova de Gaia.
Sports
On the influence of English families who were exploring the business of the port, the first football matches in Portugal took place in Porto.
The Port has a large sports clubs, the main being the FC Porto and Boavista FC. There are also numerous smaller clubs, but with the social function of great importance. A great loss for the city was the disappearance of Sport Commerce and Willows (Paranhos zone) due to financial problems.
The Dragon Stadium, designed by the architect Manuel Salgado, is the home of FC Porto. The stadium has been revised several times in international architecture, where he was highly praised.
At the individual level, the most famous sports personality from the city Porto is the athlete Rosa Mota won the marathon gold medal in the Seoul Olympics and bronze in the Olympic Games in Los Angeles.
In the city are organized many sporting events in many different forms. To mention the Marathon of Porto in athletics, races historical Boavista Circuit, the "Red Bull Air Races." Also in the alternative sports Porto stands for hosting various international competitions of various sports such as horseback riding. In this sport, in particular, there is even an application for a World Cup qualifying riding in Porto.
Overview of the Stadium of the Dragon, used for FC Porto.
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